domingo, 5 de agosto de 2012

Início do tratamento ortodôntico e aparelho Hyrax

   Definida a data (24/07/2012 às 21hs) da 1ª cirurgia (Osteotomia Lefort I - da arcada superior) , corremos contra o tempo para iniciar os processos ortodônticos.
   O tratamento ortodôntico começou no dia 03/07/2012 com a instalação de borrachas entre os molares e pré-molares para afastá-los e permitir a instalação das bandanas do aparelho Hyrax.
   No dia 09/07/2012 realizei a extração de um pré-molar que atrapalharia a instalação do aparelho Hyrax - detalhe: estava com mais medo da extração do que da cirurgia que viria. hehehe... ver o dentista puxando e fuçando na sua boca não é nada agradável, na cirurgia não vemos nada.
   Já no dia 10/07/2012 fui ao consultório para realizar o molde da arcada superior para posterior fabricação do aparelho. Na semana seguinte dia 17/07/2012 instalei o Hyrax.

   Problemas enfrentados nesta etapa:

   A instalação das borrachas para separação dos molares, gera uma pressão nos dentes semelhante a instalação de aparelhos fixos acredito. Dificulta a mastigação - torna a mastigação quase impossível além de doer bastante. Porém, após cerca de dois dias a mastigação volta ao normal e a dor cessa gradativamente.

   Já o aparelho Hyrax causa um desconforto maior. Como é instalado na arcada superior, impede o contato da lingua com o palato - "céu da boca", o que nos tira momentaneamente o paladar, ou seja, não sentimos os sabores das comidas. Outra dificuldade é engolir os alimentos, leva alguns dias para você se habituar.
   A dicção fica bastante prejudicada e o controle da salivação também, mas aos poucos você acaba acostumando-se. Para manter a higiene bucal deve-se ter muita paciência, pois é difícil escovar os dentes da arcada superior e limpar o aparelho. Estou usando uma escova "bitufo" que facilita 'chegar' aos cantinhos e limpar de uma forma mais eficiente. Também usei de uma solução bucal indicada pela Dra. Liseane - ortodontista.

   Pessoal, estou expondo com detalhes os passos que tive que passar e as minha dificuldades, pois acredito que saber o que vem pela frente ajuda bastante na decisão de quem está pensando em realizar as cirurgias. Minha opinião: tudo vale a pena. Você passa por algumas dificuldades, mas nada é maior do que a vontade de mudar. Como eu brinco: foco no objetivo. 

Seguem algumas fotos:

Borrachas para espaçar os molares e pré-molares:


Aparelho Hyrax (dia da instalação):


85 comentários:

  1. cara isso doi mt coloquei as minah ontem :|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda... Colocaste as borrachas ou o Hyrax?
      Vai também realizar a cirurgia?

      Abs...

      Excluir
    2. o que vc comeu nos primeiros dias pois botei o meu aparelho hj e pelas fotos das pessoas estou com vergonha que os meus dentes fiquem muito separados
      vou ficar tres meses com ele mas ja quero tirar.
      nao consigo comer nada so da para comer sopasem nada
      oque eu faço

      Excluir
    3. eu botei um meu hoje doi para comer

      Excluir
    4. eu botei um meu hoje doi para comer

      Excluir
    5. Olha eu fiz a cirurgia na gengiva, não doeu só não conseguia Escovar direito
      Coloquei as liguinha 2/2/16 e dói pra Caraio, e estou esperando pra fazer o molde...
      Bjs

      Excluir
    6. Coloquei as borrachinhas separadoras,porém encomoda e dói muito! e você não consegue nem se quer mastigar. Depois de uma 4 dias fui tirar o molde da parte superior da boca para a fabricação do aparelho em mais 4 dias fui para a instalação do hyrax. Achei que não encomodava e não doia, mas encomoda muito, você não consegue falar direito, quando você comi a comida entra em cima do aparelho muito ruim! e tem uma chave que no meu caso eu teria que apertar 2 vezes a manhã e 2 vezes a tarde, ou seja, 4 vezes ao dia durante 4 dias (no meu caso). Cada ativação do aparelho separa 0,2mm e OBS: dói demaiiis! durante a ativação mas depois de ums 15 minutos a dor diminui bastante. Durante esses 4 dias que fiquei com hyrax e ativando ele os meus dentes separou bastante e ficou horrível, e no quinto dia fui ao dentista, ou seja, hoje para avaliação do aparelho. Nisso ele apertou mais 4 vezes para não ativar mais e ficar ainda 3 meses e assim eu vou tentar levar kkk boa sorte a vocês que forem colocar

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Dia 10 , irei colocar as borrachinhas , e montar o aparelho se nao me engano , e dia 15 , ja colocar ..
    Estou com medo , pois ja tenho 18 anos :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michael... fique tranquilo, vc sentirá um desconforto nos primeiros dias após a instalação das borrachas, terás dificuldades de mastigação, mas em seguida passará.
      Com relação a sua idade - pelo que tenho lido, vc conseguirá movimentar a arcada sem a necessidade de cirurgia, que aplica-se em geral para pessoas além desta idade. Mas os profissionais que estas tratando devem te esclarecer as dúvidas.
      Encare esta etapa com força de vontade, pois o resultado recompensa.
      Abraços.

      Excluir
    2. Como assim cirurgia? tem que fazer cirurgia se acontecer o que? Ai meu deus do céu.

      Excluir
    3. Nicolas,não é todos que precisa só acho. No meu caso foi tranquila ninha cirurgia, o emcomodo é medo e de escovar os dentes fora isso é normal amanhã dia 4/02/16 irei fazer o molde mais as liguinha dói bastante

      Excluir
    4. Oii eu coloquei ontem o aparelho hyrax tenho muita nausa eh normal?

      Excluir
  4. Boa Tarde, meu nome é César, e vou colocar o aparelho Hyrax, pois tenho um lado da parte superior com a mordida fechada(que é o lado direito), e já tenho 22 anos, com a utilização deste aparelho, consigo corrigir esse problema sem precisar passar por cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cesar, perdão pela demora na resposta - dias corridos... Cesar, se o(a) ortodontista não te comentou sobre cirurgia, possivelmente vc conseguirá "ganhar" espaço com a utilização do Hyrax.. Vc ainda é novo, e possivelmente ganhará espaço, e talvez a discrepância entre suas arcadas seja pequena, o que possibilita o deslocamento natural. Todavia, não deixe de questionar os profissionais que estas consultando, eles são as pessoas mais indicadas para responder suas dúvidas. Qq coisa fico à disposição.
      Abs, e sucesso no tratamento.

      Excluir
    2. marcio butei um meu hoje um q eu como

      Excluir
  5. Coloque hoje o Hyrax, cara ta muito ruim para comer !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kyrally, verdade, os primeiros dias são terríveis... rsrs... demorei uns 3 dias para conseguir mastigar mesmo que suavemente. Mas força, vale a pena, o resultado é muito satisfatório.
      Abs.

      Excluir
  6. Cara coloqei o aparelho Hyrax faz 2 dias, e desde então naum consegui comer nada. Nada msm, me da ancêa.. To pensano em tira ! Too morreno de fome AUSHUASH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Lucas, espero que há esta altura você já tenha conseguido comer sem a retirada do apareho, rsrs... Tive problemas com a alimentação mas não tão sérios como os seus. Mas de qualquer forma, aguente firme, pois este processo é doloroso, porém necessário e certamente irá te ajudar.
      Abs.

      Excluir
  7. Coloquei o hyrax há 5 dias. Minha língua está muito machucada por causa do aparelho e a parte superior perto da solda do aparelho também. Só tenho tomado sopa, pois não consigo mastigar nada.
    A sua língua também ficou machucada. Tenho medo que o meu aparelho tenha sido mal colocado ou feito com medidas erradas, sei lá... Está machucando muito a língua. Estou a base de procaína para aguentar a dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, no meu caso senti o aparelho machucou um pouco - mas nada demais, depois de vários dias de abertura, quando já havia um espaço entre as "metades" do aparelho. Neste momento ficaram expostos os cantos do aparelho onde a superfície é mais aguda, e machucou um pouco, mas foi tranquilo de administrar. No seu caso parece-me que está machucando bastante, então acho prudente procurar seu ortodontista e pedir para reavaliar, ver se não fico nenhuma aresta no aparelho que esteja te machucando.
      Mas não desista, é importante seguir o tratamento, aguente firme.
      Abs.

      Excluir
  8. Meu Deus meu filho tem 5 anos e vai colocar as borrachinhas na sexta -feira...e na terça o Hyrax......estou com medo já........Imagina lendo esses comentarios fiquei mas assustada........pois ele é criança ainda........Será que deixo ele fazer esse tratamento......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita, não fique preocupada - apesar de eu saber que isso é impossível dizer isso à uma mãe, mas é importante que ele faça o tratamento para evitar que tenha problemas no futuro, que só poderão ser corrigidos com intervenção cirúrgica, que é muito mais complicado. Sem contar que cada caso é um caso, e dependendo ele não sofrerá. Certamente sentirá um desconforto nos dentes, dificuldades para comer, mas em poucos dias ele estará melhor.
      Abs.

      Excluir
  9. Olá colocarei o Hyrax no começo do mes agora , estou com muitoooo medoo , gostaria de saber , se quando vc colocou , doeu mt mesmo , vi os comentarios acima e fiquei com um medo terrivel , e tbm queria saber se ele fica mt visivel ,se atrapalha na fala mesmo , obg'

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Jhoninho, não sei se teu diagnóstico é o mesmo meu, se você colocou o hyrax para execução de cirurgia ortognática ou não. De qualquer forma, eu não senti dor praticamente, apenas desconfortos: dificuldade para me alimentar, para controlar a salivação, pequena pressão nos dentes, mas nada em demasia. Porém, como você pode perceber nos comentários aqui do blog, algumas pessoas sentem mais dores que as outras, mas posso te garatir que vale a pena... você vai sentir um pouco de dor durante alguns dias, mas o resultado será gratificante... aguente firme, o resultado é recompensador...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, realmente valeu a pena, fiquei 6 meses com ele, na real não doeu, foi só o desconforto mesmo, fiquei 4 ano com a aparelho odontológico, melhor coisa que fiz, hoje posso sorrir sem sentir vergonha.

      Excluir
  11. Olá Márcio, muito legal o blog. Estive conversando com um cirurgião buco-maxilo-facial, e segundo ele, devido a minha idade (27), necessito associar cirurgia com o aparelho expansor. Para tanto, manterei contato contigo através do blog pra discutirmos ideias. Você tem que idade? Passou ou passará pela cirurgia? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Chrystian, bem vindo e obrigado. A ideia é justamente essa, tentar ajudar os amigos com informações, experiências, para desmestificar um pouco a cirurgia, e trocar ideias para encorajar quem está indeciso.

      Infelizmente com a idade que estás, possivelmente apenas processo cirurgico resolva, em função da maturação óssea. O ideal é realizar a expansão fisiológica até os 18 anos. Eu soube do meu diagnóstico com 26 anos, e demorei a me encorajar a realizar a cirurgia. Ano passado - com 32 anos, realizei minha primeira intervenção cirúrgica (dia 24/07/2012) que foi a expansão do palato ("céu da boca"). Agora estou no processo de alinhamento ortodôntico, e possivelmente até o meio do ano que vem farei a segunda intervenção onde terei que fazer um movimento anteroposterior da mandíbula e a maxila, maxila um pouco para frente e a mandíbula para trás... esta é um pouco mais complexa mas estou confiante. Agora vou até o fim.

      O blog está um tanto desatualizado, tenho que postar as notícias da cirurgia, pós-operatório, e tratamento ortodôntico, mas a vida está corrida demais. Mas assim que der colocarei mais informações.

      Te aguardo.
      Abs,

      Excluir
  12. Nossa...muito legal os post's...achei que so eu estava passando por isso, pensei que fosse frescura minha, mas to vendo que não...coloquei o Hyrax ontem...fiquei uma semana com as borrachinhas e foi muito dolorido, fiquei a base de líquido...não conseguia mastigar absolutamente NADA, com o Hyrax esta melhor agora, mas tenho engasgado na hora de beber e comer, pq qd a comida ou liquido passa por cima entre o espaço do "ceu da boca" e ele, vai direto na goela...sem contar que essa noite acordei com dor na lingua de tanto pressiona-la pro ceu da boca, e isso fiz sem sentir (subconciente) e ainda irei ficar 6 meses com ele, mal coloquei e ja não vejo a hora de tirar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deia, perdão pela demora na resposta, nosso filho nasceu a 40 dias mais ou menos e não tenho tido tempo para nada...

      Esta fase de adaptação ao Hyrax é complicada mesmo, incomoda bastante, mas passa. A esta altura certamente você já está tirando de letra. O importante é lembrar da necessidade do tratamento e aguentar firme.

      Abraços e boa sorte.

      Excluir
  13. Boa Tarde Gente!!
    venho através desta falar um pouco do aparelho Hyrax. Meu filho tem 10 anos, chama-se Lucas, O mesmo colocou seu hyrax sexta-feira dia 05/07/2013. Fiquei muito nervosa quando vi o aparelho grudado no seu céu da boca. No primeiro dia ele não conseguiu nem tomar água, ficava engasgado. NO segundo dia, já tomou seu leite quase normal, na hora do almoço comeu macarrão e tomou suco. Meu graças a Deus está sendo um herói. Gente hoje a dificuldade maior está sendo quando tenho que rodar a chave, 4 vezes ao dia, sempre na última rodada ele chora, mas a dor passa rápido com um analgésico. Graças a Deus ele está se adaptando bem, pensei que fosse bem pior, pois é apenas uma criança. Porém vai uma dica, tem que ter determinação e procurar meios de não se apegar aos problemas e sim a solução. Eu digo a Lucas que ele ficará com o sorriso mais lindo do mundo. Uma amiga, passou xilocaína no céu da boca, ela disse que alivia um pouco. Boa sorte gente!! vai dá tudo certo. Fiquem com Deus.
    Rose Oliveira e-mail rose@pichilau.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, obrigado pelo depoimento, ajuda muito para mantermos com o foco na solução como dissete.

      Deve ser difícil para as crianças, mas certamente é melhor tratar agora que ainda há a possibilidade de realizar através de aparelhos e sem a intervenção cirúrgica.

      Abraços e sucesso para vc e o Lucas.

      Excluir
  14. Tenho 18 anos e ontem (15/07/2013) coloquei as borrachinhas para separar os dentes. Nas primeiras horas o desconforto não foi muito grande. A piora veio à noite e quando tento mastigar( que , por sinal, é impossível, pois os dentes da arcada superior doem bastante). Não sei se alguns sofriam com as mesmas dores antes de procurar um dentista. No meu caso, o maior interesse não é a estética, pois tenho dores de cabeça e faciais frequentemente, já procurei um profissional que me disse ter DTM ( DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR), então a decisão de por o aparelho veio como uma tentativa de que essas dores suavizem mais com o tempo. Enfim, estou ansiosa para colocar o Hyras e ao mesmo tempo curiosa sobre os resultados finais(por poder haver ou não a disjunção da maxila) e é claro gostaria de saber se há muitas dores quando a chave do aparelho é rodada e se dura muito tempo. Obrigada e uma boa tarde .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, as dores causadas pelas borrachinhas são 'enjoadas' mesmo, dificulta muito a mastigação.

      Eu não sofria de dores de cabeça, tampouco faciais, mas segundo os médicos certamente sofreria em função da minha disfunção mandibular. Então além do caráter estético havia o receio de vir a sofre com as dores, então a decisão por realizar as cirurgias.

      No meu caso não senti dores com as ativações do Hyrax, porém meu caso foi cirúrgico. Não sei qual será seu tratamento, se fará cirurgia antes das ativações ou não. Porém, conheço pessoas que utilizaram o aparelho sem terem realizado a cirurgia e não sofreram com as dores. Então, espero que não tenhas dores também.

      Mas foco no objetivo... vá em frente...

      Abraços.

      Excluir
  15. Coloquei o aparelho hoje e já estou p# da vida... O que me irrita é que eu estava bem "psicologicamente" e com a colocação desse negócio, meu humor e vontade de viver caíram pra zero novamente :P mas tem que encarar com humor, né.

    Não tô conseguindo falar, quando tento me comunicar, voa saliva pra tudo que é lado. Não consigo engolir a saliva e quando cuspo, não me livro dela por completo. É chato pq fica aquela saliva grossa em cima do aparelho, e quando tu consegue engolir, 1min e tá ela ali de novo.

    Meu almoço foi um desastre. Meia dúzia de gravatas de massinha e um copo de nescau (após desistir de comer). Tudo o que comi ficou preso entre o aparelho e o céu da boca, acabei desistindo quando veio a ânsia de vômito por ficar com aquele monte de pedacinho mastigado na boca, misturando e misturando. Muito nojento.

    Pra completar, minha prima e minha tia quebraram o nosso liquidificador. Ou seja, vou ter que comprar outro pra poder fazer sucos e batidas, se não quiser ficar anêmica, pq vou ter que usar isso por sete meses. Um mês de expansão, mais seis de contensão. E a cirurgia vai ser só dia 8 :(

    Espero que eu consiga me acostumar logo, pois minhas aulas já começam nessa sexta feira x_x não quero ficar me babando hahahaha.

    Pensei em desistir já, mas a minha mordida cruzada não atrapalha só na estética. Também me causa dor e de vez em quando "desencaixa", fazendo um barulho de CLOC chato que só vai embora depois de dormir. Espero que eu sobreviva pra contar a experiência também hahahaha :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda... este início é complicado mesmo. Também sofri no inicio. A comida ficar sobre o aparelho comigo era direto, tanto que tinha que inclinar a cabeça para a comida descer de lá... era um sarro.. mas passados uns dois dias já havia me acostumado.

      Força e não desista... certamente irá sobreviver e depois vais rir muito do que passaste...

      Abraços...

      Excluir
    2. Cmg é o msm caso coloquei o hyrax ha 2 dias mais já quero tirar ..... Pelo menos não vou precisar operar..... Mais to pensando em tirar td e fkar com os dentes tortos msm 👌👌👌 😹😹😹😹😹😂😂😂😽 obg flw tchau bjs fui-me
      😝😜😝😜😝😜😝✌

      Excluir
    3. Cmg é o msm caso coloquei o hyrax ha 2 dias mais já quero tirar ..... Pelo menos não vou precisar operar..... Mais to pensando em tirar td e fkar com os dentes tortos msm 👌👌👌 😹😹😹😹😹😂😂😂😽 obg flw tchau bjs fui-me
      😝😜😝😜😝😜😝✌

      Excluir
  16. Marcio, vc já fez a segunda intervenção? Semana que vem realizo a minha tb! abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago, ainda não... estou na fase de alinhamento dos dentes... em princípio farei a minha no início de 2014...

      Depois passe aqui para contar para nós como foi a sua cirurgia...

      Abraços..

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Nossa não pensei que esse aparelho fosse tão comum...
    Minha mordida superior direita eh levemente cruzada, nada que me incomode e nem que seja feio, mas minha dentista disse que eu precisaria arrumar.
    Nunca pensei que fosse precisar colocar aparelho, sempre tive os dentes retos, mas de um tempo pra cá eles começaram a dar uma entortadinha, mas também nada de mais, mas isso me incomodava...
    Coloquei o hirax ontem de manha e de noite eu ja queria tirar. É MUITO desagradável e acho desnecessário no meu caso, já que não está me prejudicando eu ter a mordida um pouco cruzada, é somente estético. Eu só quis por porque minha dentista disse que era necessário, mas depois ela disse que eu poderia colocar direito o fixo.
    Hoje de manhã falei pra ela que queria tirar, pois mal consigo engolir saliva, nem falar, comer... é muito desconfortável.
    Dor até agora não senti, mas desde o começo estou tomando remédio.
    Ela disse que terei de ficar 3 meses, mas como meu problema não é grave, acredito que possa ser menos tempo ou no máximo isso. Já vi que tem pessoas que ficam mais tempo.
    Meu namorado me apoiou e me convenceu a aguentar, uma amiga também. E li bastante sobre pessoas que colocaram para me encorajar, porque não é fácil!
    Mas vamos lá, estou indo para o terceiro dia.
    e é bem legal ter outras pessoas para compartilhar porque dá um pouco de ânimo.
    Só espero que valha a pena, to tentando não pensar no tempo.
    Eu só tenho uma pergunta: os dentes da frente ficam separados mesmo?? EStou com medo disso, os meus são e retos e juntos...
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kuntideva, pois é, eu também não imagina que era tão comum, mas depois que comecei a pesquisar vi que diversas pessoas usam... e agora sei que no início é complicado mas em seguida nos acostumamos...

      Se a ortodontista solicitou que colocaste, é porque você deve precisar - ao menos eu procuro acreditar na honestidade. Então siga firme que em breve estará libre do hyrax, e tuda volta ao normal... detalhe: dá uma sensação de liberdade que você não tem ideia...\o/

      Bom, com relação a abertura entre os dentes, isso ocorre nos casos de cirurgia (Osteotomia Lefort) como eu fiz, que são realizadas nos casos onde o palato é estreito e precisa-se expandí-lo. Pelo que entendi do seu caso, é apenas para corrigir o posicionamento de algum molares e prémolares, então não deverá ter separação dos dentes...
      Mas na dúvida questione sua ortodontista.

      Abração e bom tratamento.

      Excluir
    2. Olá Marcio vc tem fotos do antes e depois? Meu filho vai operar e tem uma arcada bem parecida com a da foto... Obrigada

      Excluir
  19. Pessoal, boa noite... o clima tah tenso... :/ Tow com muito medo ^^ A ortodontista não me falou nada sobre cirurgia, mas agora fiquei tensa!!! Na verdade estou esperando chagar a documentação para ver se é realmente necessário... ain ain, tenho duas dúvidas: a primeira é se todos colocam essas liguinhas (fazendo cirurgia ou não) e a outra é o que vocês comem no começo? sugestões?? alguém tem foto de antes e depois do hyrax?? bjus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica... não saberia dizer se precisarás de cirurgia ou não, porém, a implantação do Hyrax não necessariamente está atrelada a cirurgia. Há pessoas que utilizam o aparelho para expansão do palato ("céu da boca"), sem a necessidade de cirurgia, isso ocorre em geral com pessoas em idade inferior a 21 anos, ou muito próximo disso. Nestes casos, há a possibilidade de correção do palato naturalmente sem intervençao cirurgica. No meu caso foi necessária cirurgia por ter iniciado o tratamento já com 32 anos. Todavia, a melhor pessoa a te orientar é o ortodontista. Sugestão: pergunte tudo o que tens dúvida. Não fique com receio em perguntar, afinal ele(a) está contratado para tal.

      Acredito que as 'liguinhas' que você se refere, sejam as borrachinhas (azuis na minha foto). Estas são para espaçar os molares e permitir que as bandanas do aparelho entre os dentes. Acredito que todos que colocam o Hyrax, necessitem delas, porém como disse acima, a cirurgia é outra questão.

      Com relação a alimentação de pós-operatória, relatei no tópico referente a primeira cirurgia. De uma lida lá para te orientar melhor. Mas não fique preocupada, caso seja necessária cirurgia, verás que tirará de letra.

      Abraços e bom tratamento.

      Excluir
  20. Eu tenho 12 anos e o doutor falo q se eu por esse aparelho nao vou presisar fazer cirurgia,vou colocar o meu aparelho semana q vem e eu queria fazer algumas perguntas:
    1.o aparelhoatrapalha ao falar?
    2.ele solta muita saliva(pelos comentarios acima)?
    3.doi quando poe?
    4.pra ce alimentar tem q ser a base de liquido?
    5.ele incomoda?
    Brigada por responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, o que o Dr. informou procede, de fato se você efetuar o tratamento agora não precisará de cirurgia. \o/

      Seguem as respostas:

      1. Sim, no início bastante, porém depois você se acostuma.
      2. Você terá dificuldades de controlar a salivação nos primeiros dias, porém, em alguns dias você já estara controlando melhor.
      3. Em princípio não, o ortodontista separando os molares, e o aparelho sendo moldado corretamente não machucará.
      4. Não necessariamente, você terá dificuldade para mastigar, mas conseguirá comer alimentos sólidos, porém não devem ser muito consistentes.
      5. Um pouco, mas como falei anteriormente você se acostumará.
      6. Sim, você perceberá os dentes separando-se.

      Incomoda um pouco, é desconfortável no início, a aparência fica um pouco prejudicada, mas é necessário. Faça sem medo, porque o resultado é o que importa.

      Abração.

      Excluir
  21. E tambem se os dentes da frente c separam?

    ResponderExcluir
  22. Estou com medo e com algumas dúvidas ! Vou colocar o expansor hj (Hyrax) Estou com mtt medo de que machuque mtt ..., e fiquei sabendo que vou ficar parecendo com o Bob esponja u.u queria saber se abre um espaço mtt grande ? de caber um dedo entre a separação ! E quanto tempo vou ficar com isso ? aiiiiiiiiiin to com medo de ficar mtt feia ...,e outra faço curos de inglês quero só ver como vai ficar a fala ! e a fala quanto tempo demora pra voltar ao normal ? quanto tempo demora pra separar os dentes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana... suas preocupações são as mesmas de todos que colocam, e são naturais... Bom, não tenho como responder todas elas, pois não conheço seu prognóstico e diagnóstico... mas de uma forma geral posso tentar te ajudar..
      Bom, machucar é relativo, alguns machucam outros não... no meu caso machucou apenas quando já estava um tanto aberto, mas nada grave. Então torço que o seu também não machuque.
      O espaço entre os dentes nos casos cirúrgicos como o meu, cresce rapidamente, pois o osso está fraturado. Em casos de tratamento natura - sem cirurgia, o processo é mais lento, e pelo que li, o espaço vai sendo compensado pelo deslocamento dos dentes, então não ficará grande como ficou o meu.
      A fala fica bem prejudicada nos primeiros dias, mas em seguida você se acostuma, e melhora a dicção. Porém a fala não ficará a mesma, é fato.
      O ficar feia também é relativo, depende da referência, hehehe... Mas uma coisa que sempre digo: o tratamento é necessário, e trará benefícios para o fututo, então vale o esforço neste momento para corrigir uma disfunção. Então foco no objetivo, e força que passará rápido... quando menos esperar estará tudo certo, e em uma condição melhor.

      Abração.

      Excluir
    2. Oi minha língua ta bem machucada,já tem quase mês dói muito tenho32anos ainda não separou os dentes só abriu um pouco o céu da boca é isso mesmo Márcio???

      Excluir
    3. Oi minha língua ta bem machucada,já tem quase mês dói muito tenho32anos ainda não separou os dentes só abriu um pouco o céu da boca é isso mesmo Márcio???

      Excluir
  23. Coloquei o Hyrax a mais ou menos 1 mês e já corrigiu o problema.. Tive muita dificuldade no começo mais hoje já estou acostumada, e não tenho que ativar ele mais. E o melhor de tudo é que meus dentes não separaram... o resultado é bom, pois com a correção do problema, melhorou o jeito de comer, falar e respirar também. Valeu a pena ;D

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Marcio, parabéns pelo blog, acredito que ja tranquilizou muitas pessoas e tirou várias duvidas, coloquei as borrachinhas ontem, esta muito desconfortável, pra comer esta horrível, semana que vem colocarei o Hirax, to apreensivo, se as borrachinhas estão dessa forma imagina o hirax, deixa eu te perguntar, quanto tempo vc ficou com o Hirax??? e em quanto tempo conseguiu se habituar para falar??? e se doe??? abraço

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelos depoimentos...estou apreensiva pois meu filho de 7 anos irá colocar o Hirax esta semana,sexta feira...pensei até em desistir, mas tenho ctz que isto será benéfico para ele então vamos em frente com o tratamento,vc nos ajudou muito com suas dicas saberei lidar com ele qdo colocar o aparelho...obrigada

    ResponderExcluir
  26. Tenho 33 anos e coloquei o Hirax a 4 dias, minha ortodontista não falou nada sobre cirurgia ( será q não precisará?). O que eu tenho a falar é q esse negócio é do capeta, só pode, tem q tá muito a fim pra usar um troço desse, pelo menos não sinto dor mas pra comer tá uma merda, já sou magro daqui a pouco vou sumir, e pra falar então que agonia sai quase tudo errado, dá até vergonha de falar com as pessoas pois a dicção fica muito comprometida, tenho q regulá-lo 1 vez ao dia que aliás nem sei se estou fazendo certo pois tem 2 buracos e não lembro muito bem de qual deles minha ortodontista falou pra enfiar a chavinha, bom é isso, só não sei ainda por quanto tempo vou ser torturado.

    ResponderExcluir
  27. Quanto tempo mais ou menos dura esse tratamento?, coloquei ontem incomoda demais p comer ..

    ResponderExcluir
  28. Olá minha dúvida é a seguinte coloquei este aparelho no meu filho de 8 anos, a primeira vez tive dificuldades em girar a chave, isso fez com que o aparelho entortasse, fez outro aparelho ele ficou 8 dias com o aparelho, e tb não conseguia comer e machucou a bochecha dele, no retorno com a dentista o aparelho tinha entortado novamente ela fala que a culpa é dele que ele que entortou o aparelho, mas eu sei que não foi isso, pois ele usou corretamente.

    ResponderExcluir
  29. Isso doi principalmente quando tem que ir aperta

    ResponderExcluir
  30. Olá, tenho 13 anos e coloquei o Hyrax ontem(15/08/14) e está muito ruim. Não consigo comer, tudo que bebo fica entalado no aparelho ou desce muito rápido e engasgo. É muito chato pra falar, a língua fica presa e saí tudo "axim". Demora muito pra se adaptar? Vou continuar falando estranho? A dor passa também? Estou tentando ser forte, tá difícil /:

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Ola Doutor, td bem? Coloquei o Hyrax no inicio de Dezembro, a adaptação como ja se sabe não foi fácil, comida engatando, a fala sendo prejudicada, etc. Porem aconteceu um problema, o Hyrax foi colocado na parte superior, e devido a pressão da linguá no aparelho durante o dia e principalmente a noite, fez com que minha língua tivesse um corte profundo. E mesmo com limpeza na língua, usando listerine, pomadas cicatrizantes, não resolveu. E aquela velha historia da água mole em pedra dura, de tanto pressionar nunca conseguiu cicatrizar, e vem me incomodando bastante na deglutição com uma dor parecida a ponta de faca entrando de dentro para fora. E a impressão que me da e que atingiu algum nervo e a dor percorre do machucado da lingua ate o final da lingua internamente, é como se tivesse inflamado todo o lado esquerdo da lingua e face. Eu relatei isso ao Aluno de Pos graduação e a seu professor orientador, ja que se trata de uma escola de pos graduação chamada CPO aqui em Natal-RN. E a resposta que tive foi, nao tem o que se fazer, use listerine, higienize a boca e espere cicatrizar, so que mesmo fazendo isso tudo não cicatrizou. Traumas como esse na língua o que pode causar? E possível adaptar algo para não machucar? Existe outro tipo de Hyrax que seja móvel e não machuque tanto? Estou com 2 meses usando esse aparelho, fazia a ativação duas vezes ao dia, de 3 em 3 dias, com 1 mês de uso ele foi selado com a resina para não expandir mais. Me foi colocado que provavelmente terei que ficar com este aparelho por 4 ou 5 meses ate estabilizar e colocar o aparelho ortodontico. Que alias depois que foi selado a ativação, colocaram de um canino a outro o aparelho, e desde então estou usando sem problemas algum. O meu único problema esta na língua que esta sendo pressionada e machucada apenas por um lado do Hyrax, e acaba que nunca cicatriza e melhora. Me de uma solução, por favor!

    ResponderExcluir
  33. Eu coloquei ha 2 dias e tenho até vergonha de falar com os outros ou de sair e semana que vem volta as aulas e como eu conheço meus colegas sei que eles vão me zuar mt e eu não vou fkar legal com isso ..... To pensando em tirar mais tem que pagar multa de mais de 500$ minha mae não quer tirar mais isso vai acabar cmg não consigo comer, beber e mt menos falar 👌👌👌👌👌👌👌👌👌👌👌👌👌👌👌👌👌👌👌👌😣😢😨😩😰😱😱😱😱😲

    ResponderExcluir
  34. Eu coloquei 8 separadores fazem 3 dias, e a dentista disse que vou ter que usar o hyrax por 4 meses. Tenho 17 anos e tô morrendo de medo que o aparelho separe mt os dentes da frente, igual nas imagens que vi na internet. Esse aparelho separa mt os dentes da frente? :(

    ResponderExcluir
  35. Coloquei o Hyrax a 1 semana e estou ativando 2 vezes pela manha e 2 pela noite, só que até agora não separou os dentes, detalhe: tenho 18 anos. Outra pergunta, tem algum remédio que de certa forma melhore o encomodo?
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  36. Bom Dia , meu filho vai colocar o Hyrax, pois já está com mais de 3 anos que a presa dele não sai ai o dentista falou que teria que colocar . Será que esse é o procedimento correto?

    ResponderExcluir
  37. Bom Dia , meu filho vai colocar o Hyrax, pois já está com mais de 3 anos que a presa dele não sai ai o dentista falou que teria que colocar . Será que esse é o procedimento correto?

    ResponderExcluir
  38. O meu hirax está soltando de um lado, meu dentista abre somente segunda e hoje é sábado.. tem como conserta em casa?

    ResponderExcluir
  39. Olá!! Eu coloquei o meu ha 2 dias e to cheio de cortes na lingua e a dor dos cortes está chegando próximo a garganta, impedindo q eu consiga falar. Tem algum remédio ou outra coisa para tratar a língua????

    ResponderExcluir
  40. Velho tenho 13 anos, e hoje coloquei o "hyrax" (coloquei as 08:20) Bom, queria saber algumas coisas...

    1-O quê eu como ? pois já tentei comer miojo e não deu... só ficou enroscado e não descia...

    2-Você se acostuma mesmo ou você só está fala-ndo para incentivar as pessoas ?

    3- ME AJUDA CHESSUS heuehuehueh

    OBS: obrigado ai eu tava chorando achando que eu ia morrer de fome mais lendo esse blog parei de chorar e estou acreditando que vá melhorar obrigado

    ResponderExcluir
  41. Marcio boa tarde!

    Você chegou a fazer a 2 cirurgia?

    ResponderExcluir
  42. Os dentes da frente demoram a se juntar novamente??

    ResponderExcluir
  43. Coloquei meu aparelho hydrax ontem dia 29/08 o dentista nao comentau sobre cirurgia e eu ja tenho 28 anos......

    ResponderExcluir
  44. Olá meu filho colocou o hylax a ontem e estamos ativando duas vezes no dia, ele está sentindo muita dor nos dentes e no osso do rosto e a dentista disse que não pode dar analgésicos se não o aparelho não tem efeito. Nunca tinha ouvido falar isso.
    Está correto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho de 12 anos colocou ontem.
      O dentista do meu filho da disse o contrario...falou q uns 15 minutos antes de ativar o aparelho para dar umas gotinhas de analgésico.
      Meu filho não reclamou de dor em momento algum...so disse q sente uma " pressão " .
      O problema do meu filho é a dificuldade em se alimentar,mas o desntista disse q é assim mesmo...q tudo é questão de costume.

      Excluir
  45. Ola ja coloquei o aparelho e estou apertando todos os dias e ja esta abrindo os meus dentes so que esta doendo muito oq faço pra aliviar um pouco pelo menos da dor?

    ResponderExcluir
  46. Olá,Boa noite!Comecei a usar o Hyrax a quase uma semana,realmente doi bastante, mas é uma questão de costume, ainda sinto dor e não consigo comer nada direito. Mas acredito que valerá a pena esperar pelo resultado.

    ResponderExcluir
  47. Gente minha língua está machucada até inchou,mal consigo comer,coloquei o aparelho hirax dia 22/01/2019,e tô com aparelho hirax e o fixo tem,tô falando meio embolado,nn consigo engolir direito,e nn consigo fazer ativação do aparelho,tenho 18 anos a dentista falou que preciso,essa dor me dar até dor de cabeça,se eu pudesse eu tiraria esse aparelho mais nn posso😑
    Queria saber até quando vai essa dor?
    A dentista me explicou como ativa mais eu esqueci pq nn enxergo direito e nn tem como enxergar o buraco de colocar a chave
    Como limpa por trás do aparelho?
    Dói assim mesmo?
    Minha língua está toda inchada, está perto da garganta o machucado e está me atrapalhando falar e assim mxm?

    ResponderExcluir
  48. Meu filho acabou de fazer 16 anos e tem transtorno do espectro autista, é muito sensivel à dor, e tem muita sensibilidade na boca, náusea com facilidade, ele tem problemas na respiração, respira pela boca, tem a dentição cruzada, e deformidade no céu da boca, a dentista indicou o uso do Hirax. Amanhã ele vai colocar os separadores e quinta o apatelho, já paguei o aparelho e o tratamento todo que é bem caro, mas lendo esses relatos e outros que vi na internet fiquei bem apavorada,ele nem colocou o aparelho e já estou arrenpendida. Em nenhum momento a dentista mencionou quais eram as dificuldades com o uso do aparelho.Estou bem preucupada! Ela também comentou que após 15 dias terei que fazer a ativação em casa, não sei se serei capaz de fazer isso em casa. Temo também que o incômodo com o aparelho prejudique sua alimentação e seus estudos em razão da dor. Ele também tem sinusite crónica, temo que isso agrave ainda mais esse problema.Estou quase desistindo e pensando em nem iniciar o. tratamento.

    ResponderExcluir
  49. Coloquei a 4 dias, ativação n dói para mim porém faz MTA pressão ( depois de 5 min passa) pra comer é bemmmm difícil mas acredito q logo logo irei conseguir
    Apesar de ser difícil sei q vai valer a pena!!!

    ResponderExcluir